Supporting Usership in Fashion: O Impacto das Comunidades Online nas relações Pessoa-Roupa

Investigadora: Ana Neto

women wearing the same dress three ways

Palavras-chave: Moda sustentável; consumo de vestuário; uso de vestuário; relações pessoa-roupa; comunidade online

Duração: desde 2020 (em curso)

Contexto: Uma marca norte-americana especializada em vestuário de lã merino desafiou os seus clientes a usarem um dos seus vestidos durante 100 dias. A marca criou uma comunidade online onde antigos, actuais e potenciais participantes no desafio se podem encorajar, inspirar e apoiar mutuamente. Surgiu assim uma oportunidade para estudar as relações desenvolvidas entre as mulheres e os seus vestidos ao longo de 100 dias sequenciais, e o papel da comunidade ao longo desse período.

Objectivos: Os designers são muitas vezes solicitados a intervir numa situação (e a conceber soluções e planos de acção para melhorá-la) sem terem tempo suficiente para a compreender plenamente. Contrariando essa tendência, esta investigação, conduzida de um ponto de vista do design, é inteiramente focada na compreensão, em detrimento da acção: o seu objetivo é contribuir para o conhecimento na área –  ou seja, melhorar a compreensão de uma situação – com vista a uma prática mais informada. Em particular, este projeto visa explorar e explicar como as pessoas se relacionam com as suas roupas e, mais especificamente, como a comunidade pode influenciar (limitar e beneficiar) estas relações individuais e ajudá-las a durar mais tempo. Os resultados podem ter implicações relevantes para uma potencial prática de design de moda em comunidades como forma de apoiar relações duradouras entre o utilizador e a roupa, um esforço importante para reduzir o consumo excessivo de vestuário.

Metodologia: Este estudo seguiu uma abordagem de teoria fundamentada (grounded theory). A recolha de dados ocorreu entre 2020 e 2021, através de métodos como a observação da comunidade e entrevistas e diários de participantes. Devido à riqueza e quantidade dos dados qualitativos recolhidos, a análise e os resultados ainda estão a decorrer.

Resultados: Considerando que a comunidade foi criada para reunir participantes que se pudessem encorajar, inspirar e apoiar mutuamente, a primeira análise procurou compreender por que razão os participantes precisavam efetivamente de inspiração, encorajamento ou apoio quando passavam por tal desafio. As primeiras conclusões [1] abordaram a ocorrência de um conflito generalizado nas relações entre utilizadores e vestuário: ou seja, para além dos percalços que os utilizadores podem ter com uma única peça, existem outras questões mais generalizadas que os impedem de desenvolver e manter relações sólidas com várias peças de vestuário do seu guarda-roupa e de se relacionarem com o vestuário de uma forma mais geral.

REDES

A análise em curso procura agora compreender o impacto da comunidade em linha nas relações individuais com o vestuário, para informar o campo do design sobre o potencial de mediação das comunidades, a fim de alimentar relações duradouras e satisfatórias entre o utilizador e o vestuário.

Disseminação do Projecto

[1] Neto, A. (forthcoming) ‘One Dress, 100 Days: Addressing Pervasive Conflict in Wearer-Clothing Relationships’, Clothing Cultures, 9(1).

Voltar ao topo