EU4ALL, os valores democráticos do Parlamento Europeu

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Objetivos do projeto

Projeto desenvolvido junto pela cooperativa Aproximar, com apoio do investigador Caio Miolo. Este projeto visa contribuir para a sensibilização dos cidadãos para o papel democrático e os valores promovidos pelo Parlamento Europeu. O projeto “EU4ALL”, co-financiado pelo Parlamento Europeu, visa comunicar “os 10 valores democráticos destacados no Parlamento Europeu” de uma forma mais acessível a grupos em situação de vulnerabilidade social e informacional, nomeadamente em bairros sociais e prisões.

Duração do projeto

Janeiro de 2021 a julho de 2022.

Pesquisa

A primeira parte exploratória do projeto começou com a leitura dos relatórios mensais disponibilizados no site do Parlamento Europeu sobre os temas, decisões e resultados de pesquisas abordadas durante as sessões do Parlamento. Esta pesquisa teve como objetivo compreender quais foram os temas mais discutidos relacionados aos valores democráticos.

Em seguida, foi realizada uma análise e síntese dos temas encontrados na pesquisa. Para isso, foi criada uma “nuvem de palavras” e ligações entre temas convergentes. Alguns temas centrais foram destacados usando um tamanho de fonte maior.

Após a criação do mapa, foram realizadas sessões individuais online com os eurodeputados portugueses para obter as suas perceções sobre os temas pesquisados ​​e pedir-lhes ajuda para identificar os valores mais relevantes. Realizamos sessões de 30 minutos com 5 eurodeputados e 1 assessor parlamentar de um eurodeputado.

Durante as sessões, enquanto os eurodeputados falavam, criámos infográficos com os principais valores identificados por cada um deles. Após as sessões, analisamos os temas mais citados até chegar aos 10 valores prioritários.

Entre os 10 valores identificados, houve 2 que não constavam do mapa de palavras com base na pesquisa bibliográfica e que foi bastante apontado pelos eurodeputados: Justiça Social e Valorização da Cultura Europeia, no sentido de desenvolver uma maior valorização em “ser Europeu”.

Design dos materiais de comunicação

Depois de analisar e sintetizar os dados obtidos durante as sessões com os eurodeputados, chegou-se aos 10 valores democráticos mais relevantes. Foram feitas ilustrações e o design do material para serem entregues nas oficinas de sensibilização a serem realizadas em 10 bairros sociais e 10 estabelecimentos prisionais de Portugal.

A opção de material, já descrita no pedido de cofinanciamento, foi uma pasta A4 contendo infográficos sobre os 10 valores. A proposta de criação desse material consistiu em disponibilizar os valores de forma atrativa e que pudesse ser reaproveitada, ou seja, o folder, diferentemente de outros tipos de materiais, como flyers, acaba sendo utilizado para guardar papéis e, portanto, , acaba tendo uma utilidade maior após seu uso principal, para comunicar os valores.

Além disso, embora vivamos em uma era de buscar restringir a impressão dos materiais, a proposta de imprimir o material remete a buscar atingir grupos que sofrem com o que se chama de vulnerabilidade informacional: a informação não chega até eles, pois muitas vezes não acesso à internet, e quando o fazem, é comunicado de forma complexa e de difícil compreensão.

Teste de usabilidade

Após a criação do folder sobre os 10 valores democráticos destacados, foi realizada uma sessão com cidadãos portugueses em situação de vulnerabilidade. A sessão ajudou a entender quais informações não eram tão acessíveis e como elas poderiam ser ajustadas. Um dos pontos identificados pelos participantes foi quanto à ordem numérica dos valores, que deve começar pela capa, continuar na parte interna e terminar no verso.

Materiais finais de comunicação: Folder, publicações digitais e vídeos

Após testes com usuários, fizemos ajustes na pasta e também criamos publicações digitais sobre cada um dos valores. Embora o projeto seja atingir grupos vulneráveis sem acesso à internet ou com vulnerabilidade de informação, pensou-se que explorar o potencial digital seria uma mais-valia, alcançando maior alcance.

E, por fim, foram criados dois vídeos para apresentar os valores durante as sessões de sensibilização com os grupos-alvo (moradores de bairros sociais e presídios). Ambos os vídeos foram criados em português, pois é a língua mais falada nesses locais e o inglês não é acessível.

Implementação de workshops de sensibilização

Após a criação dos materiais, a fase final do projeto passa pela implementação de pelo menos 20 oficinas de sensibilização, 10 destas em habitação social e outras 10 em estabelecimentos prisionais de Portugal.

As oficinas foram planejadas para ter momentos de exposição dos 10 valores, além de participação e construção conjunta sobre o que cada participante entende, como os valores estão presentes em suas vidas, como poderiam ser melhor implementados e quais valores deveriam estar presentes e foram não considerados.

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